quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Culinária Tailandesa


Sempre gostei muito da cozinha oriental. Acho muito rica em sabores e combinações harmoniosas. Gostaria neste momento falar um pouco de uma cozinha pouco conhecida aqui no Brasil. A cozinha Tailandesa ou thai.
Uma culinária leve, fresca e tradicionalmente temperada com pimenta e ervas aromáticas, um encanto gastronômico para os que conhecem e amam a boa comida. O agrado da cozinha tailandesa é manter um equilíbrio delicado entre os temperos e os ingredientes. Os contrastes de cor e textura também são importantes. A cozinha tailandesa é incrivelmente versátil, um prato pode ter sete ou mais variações. Para começar a entender essa cozinha, é preciso pensar na localização de seu país de origem, que fica no sudeste da Ásia, região tipicamente quente e úmida. Portanto, essas características climáticas acabam sendo refletidas na culinária thai, criadora de inúmeros tipos de saladas e pratos frios.

Outra característica é a grande influência que a China e a Índia possuem sobre os pratos tailandeses. Curioso é notar o reflexo dos temperos europeus nesta culinária; foram os portugueses que levaram a pimenta malagueta, muito utilizada na culinária tailandesa, para o país. E foi a junção das três tradições culinárias - o método wok (tipo de grelha) da China, as especiarias indianas e a pimenta portuguesa - que originaram a comida tailandesa.

Essa cozinha também é famosa pela mistura harmoniosa de sabores. Um prato pode, sutilmente, fornecer sabor amargo, doce e apimentado ao mesmo tempo, resultando em uma receita cheia de ingredientes e multicolorida. Mas o fundamental para entender a culinária tailandesa são seus quatro elementos essenciais: o arroz, as frutas e legumes, as massas em fio e as especiarias - molhos e ervas.

A comida tailandesa é famosa principalmente por ser considerada afrodisíaca, mas essa culinária esconde outros segredos que provocam as mais belas sensações ao provar um prato. Mas (infelizmente), a gastronomia da Tailândia ainda não faz parte da nossa cultura como outras orientais, em exemplo a japonesa.